Mudança de carreira: desafios, caso a caso
Vantagens, desvantagens e avaliação de decisões, segundo a coordenadora da FGV
Está pensando em mudar de carreira? Segundo a professora Maria Candida Torres, premiada por nove anos consecutivos como a melhor professora de estratégia do programa da FGV Management no Brasil, o primeiro passo é fazer um assessment – “avaliação”, em inglês. Esse recurso traça o retrato do profissional. E faz um diagnóstico dele e de sua carreira, mostrando que conhecimentos, habilidades e atitudes são necessários para ser feliz em outra área. Segundo Maria Candida, “não adianta falar de carreira sem ter um norte para onde ir”.
A professora conta que recebe muitos alunos que querem empreender, geralmente por estarem insatisfeitos com a carreira escolhida, mas não conhecem todo o processo de se tornar um empresário. “Estou atendendo uma jovem que abriu um restaurante. Ela não imaginava que teria que gerenciar os funcionários, por exemplo. Nem que a entrega de produtos não cumpriria o combinado e que ela precisaria trabalhar manhã, tarde e noite. Há casos assim, de pessoas que estão levantando a possibilidade da volta para o mercado de trabalho”, diz Maria Candida.
Outro cenário é quando a pessoa decide trocar de profissão e permanecer no mercado de trabalho. Nesse caso, deve conhecer seus pontos fortes e fracos e suas habilidades. E também saber se com a nova profissão será realizada sob o ponto de vista profissional, pessoal e financeiro. Há também quem fez uma faculdade pela influência de alguém, está infeliz e quer mudar de carreira. “Para todos esses casos, é importante responder às perguntas: Onde estou? Para onde quero ir? Qual o meu propósito?”, completa.
A partir desse passo a passo é possível traçar metas para serem alcançadas e, assim, alavancar a carreira. Também é necessário e prudente ter uma reserva financeira para investir em cursos relevantes para a nova carreira, além de avaliar se essa área tem futuro, lembra a professora. “Com os avanços na tecnologia, muitas profissões estão em decadência. Fazer a escolha certa, equilibrando razão, emoção, técnica e conhecimento pode ser o início do sucesso”, conclui Maria Candida.