Business Model Generation (canvas): Proposta de Valor

A proposta de valor explica o motivo de um cliente escolher uma empresa entre outras alternativas do mercado. A proposta de valor é um pacote de benefícios que uma empresa oferece para alcançar os segmentos de clientes selecionados, oferecido a um preço que os clientes estejam dispostos a pagar.

Uma proposta de valor pode trazer um conjunto de benefícios completamente novo para o mercado ou atender as necessidades e expectativas atuais dos clientes. A percepção de valor representa o balanço entre os benefícios percebidos dos produtos ou serviços comprados e os custos a serem pagos.

Exemplos de proposta de valor

A Nespresso oferece aos seus clientes a possibilidade de preparar um café com incrível facilidade e rapidez, além de poder experimentar diferentes tipos de sabores.

A UBER oferece às pessoas a possibilidade de se deslocar com conforto, segurança, cortesia e facilidade na solicitação do serviço e pagamento.

Criando valor para o cliente com o Canvas da Proposta de Valor

O Value Proposition Design (Design da Proposta de Valor) é um manual para criar propostas de valor inovadoras. Ele foi desenvolvido pelos mesmos autores do Business Model Generation: Alexander Osterwalder e Yves Pigneur juntamente com a participação de outros dois autores: Greg Bernarda e Alan Smith. O Value Propostition Design apresenta o canvas da Proposta de Valor como ferramenta central que torna as propostas de valor visíveis e tangíveis. A figura abaixo mostra a conexão dos dois canvas: o canvas de Modelo de Negócio e o canvas da Proposta de Valor.

contato

Faça parte da minha rede!